Competências

  1. Projetar sistemas de informação, selecionando linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento de acordo com as especificidades do projeto.

Habilidades

1.1 Codificar programas orientados a objetos.
1.2 Utilizar ambientes de desenvolvimento para aplicações desktop.
1.3 Conectar aplicações com banco de dados.
1.4 Aplicar técnicas de orientação a objetos.
1.5 Construir interface gráfica.

Bases Tecnológicas

  • Programação orientada a objetos:
    • Classes, objetos, instanciação, encapsulamento.
    • Construtores, herança, polimorfismo, interfaces e classes abstratas.
  • Padrão de projeto MVC (Model-View-Controller):
    • Implementação de classes Model, View e Controller.
  • Construção de interface gráfica com o usuário (GUI):
    • Elementos como botões, menus, caixas de diálogo, painéis e outros.
  • Persistência em bancos de dados:
    • Padrão DAO (Data Access Object).
    • Conexão e operações CRUD com banco de dados.
    • Consultas parametrizadas e prevenção de SQL Injection.

Valores e Atitudes

  • Desenvolver a criticidade.
  • Incentivar ações que promovam a cooperação.
  • Estimular o interesse na resolução de situações-problema.