Competências
- Projetar sistemas de informação, selecionando linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento de acordo com as especificidades do projeto.
Habilidades
1.1 Codificar programas orientados a objetos.
1.2 Utilizar ambientes de desenvolvimento para aplicações desktop.
1.3 Conectar aplicações com banco de dados.
1.4 Aplicar técnicas de orientação a objetos.
1.5 Construir interface gráfica.
Bases Tecnológicas
- Programação orientada a objetos:
- Classes, objetos, instanciação, encapsulamento.
- Construtores, herança, polimorfismo, interfaces e classes abstratas.
- Padrão de projeto MVC (Model-View-Controller):
- Implementação de classes Model, View e Controller.
- Construção de interface gráfica com o usuário (GUI):
- Elementos como botões, menus, caixas de diálogo, painéis e outros.
- Persistência em bancos de dados:
- Padrão DAO (Data Access Object).
- Conexão e operações CRUD com banco de dados.
- Consultas parametrizadas e prevenção de SQL Injection.
Valores e Atitudes
- Desenvolver a criticidade.
- Incentivar ações que promovam a cooperação.
- Estimular o interesse na resolução de situações-problema.